INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO – IATF

Nossa equipe atua em diversas áreas na agropecuária e agronegócio, sempre de maneira técnica, com conhecimento e competência. Conheça abaixo um pouco mais sobre nossos serviços…

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO – IATF

A principal importância para o estabelecimento de um programa de IATF é a possibilidade de se produzir um bezerro por vaca por ano, ou seja, obter intervalo de partos próximos a 12 meses com concepção no início da estação de monta. Na atualidade existem tecnologias disponíveis, através do emprego de métodos de sincronização da ovulação, que permitem um grande sucesso na realização de IATF (BARUSELLI et al., 2006).
Os protocolos de sincronização para IATF visam induzir a emergência de uma nova onda de crescimento folicular, controlar a duração do crescimento folicular até o estágio pré – ovulatório, sincronizar a inserção e a retirada da fonte de progesterona exógena (implante auricular ou dispositivo intavaginal) e endógena (prostaglandina) e induzir a ovulação sincronizada em todos os animais simultaneamente (BARUSELLI et al., 2006).
Sabe-se, em geral que, as taxas de concepção quando se utiliza touros em monta natural não são superiores àquelas obtidas com IA, onde o touro corre o risco de apresentar algum problema de fertilidade, alto custo com alimentação e vacinas, como também o risco de acidentes no manejo desses animais, além disso, perde – se a oportunidade de aumentar o potencial genético do rebanho utilizando sêmen de touros testados e aprovados (SARTORI, 2006).
Portanto o uso da IATF visa maximizar a reprodução do rebanho, concentrar a estação de nascimento e um melhor aproveito da vida reprodutiva das vacas; entretanto (SARTORI, 2006).

CONTATO

Preencha o formulário abaixo com seus dados de contato, para que possamos entrar em contato com você.

Ou se preferir entre em contato pelo nosso whatsapp: